24 de outubro de 2013

Aprendendo um pouco mais sobre o Halloween


Oi galera, eu tô de volta pra postar um pouco sobre a cultura, tradições e lendas do Halloween.



Cultura e tradições:

  O Halloween na realidade, era um festival celta irlandês, que celebrava o fim do verão nos dias 30 de outubro e 2 de novembro, não tinha nada a ver com bruxas.
  Atualmente o Halloween é comemorado no dia 31 de outubro, prncipalmente nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Inglaterra. Seu  costume mais conhecido é vestir fantasias, essa idéia surgiu na frança. Na Inglaterra antigamente eles acreditavam que os espíritos poderiam retornar a terra nesta noite, e se saíssem de casa seriam possuídos, então se fantasiavam, pois assim os espíritos não iria os reconhecer.
   A parte de "Gostosuras ou travessuras", também surgiu na Inglaterra, os pobres iam as casas dos mais ricos neste dia pedir comida, mas só ganhavam se prometessem orar por seus entes mortos.

Brncadeiras:

Envolva a múmia: separam se duplas, cada dupla recebe um roço de papel higiênico, um de cada dupla tem que enrolar o amigo, o que ficar mais parecido com uma múmia ganha.

Pegando maçãs: coloca se maçãs dentre de um caldeirão ou algo parecido, então você tem que pegá las somente com os dentes.

Caça aos doces: parece com aquela brincadeira de caça aos ovos, porem com doces.

Procurando o rato: esconde se um rato de brinquedo, depois são formados grupos, apagam se as luzes e com a ajuda de uma lanterna pra cada grupo, tem que achar o rato.

Lendas:

Jack O'Lantern



O “Jack-o’lantern’ é o apelido da abóbora iluminada feita de enfeite no Halloween. Durante três dias, os Celtas acendiam velas dentro de uma abóbora para indicar o caminho àqueles que eles acreditavam serem visitados por seus parentes e receber o perdão daqueles que eles haviam feito sofrer.

Segundo a história do folclore irlandês, um homem alcoólatra e mal educado chamado Jack (“Jack Miserável”, como foi apelidado), em um dia 31 de outubro, bebeu excessivamente e o diabo veio levar a sua alma. Desesperado, Jack implorou por mais um copo de bebida e o diabo concedeu, mas o “Jack Miserável” não queria pagar a seu último trago, então convenceu o Demônio a se transformar em uma moeda que Jack usaria para pagar as bebidas. O diabo concordou, e Jack decidiu pegar o dinheiro e colocá-lo em seu bolso ao lado de uma cruz de prata, o que impediu o Demônio de mudar em sua forma original. O diabo implorou para que Jack o deixasse sair, mas Jack só aceitaria sob a condição de que ele não o incomodaria durante um ano e que se ele morresse, ele não pediria a sua alma.

No ano seguinte, Jack o enganou de novo fazendo o Diabo subir em uma árvore para pegar um pedaço de fruta. Enquanto ele estava em cima da árvore, Jack esculpiu um sinal da cruz na casca da árvore para que o diabo não pudesse descer, até que o Diabo prometeu ao Jack que não iria incomodá-lo por mais dez anos.

Pouco tempo depois, Jack morreu e, como ele era um homem muito repugnante, não permitiram a sua entrada no céu. O demônio também não aceitou a sua entrada no inferno, mas, para sacaneá-lo, enviou Jack para a noite escura, com apenas uma queima de carvão para iluminar seu caminho. Jack colocou o carvão em um nabo esculpido e tem vagueado pela Terra desde então. E é daí que os irlandeses começaram a se referir ao fantasma como “Jack da Lanterna” ou simplesmente “Jack O’ Lantern”.

As Bruxas



Segundo várias lendas, as bruxas se reuniam duas vezes por ano durante a mudança das estações (30 de abril e no dia 31 de outubro). Chegavam em vassouras voadoras e participavam de uma festa onde jogavam maldições e feitiços nas pessoas. Também diziam que para encontrar uma bruxa, era preciso colocar as suas roupas do avesso e andar de costas durante a noite de Halloween, e então à meia-noite você veria uma bruxa.

Também há lendas que dizem que bruxas podem transformar-se em gatos (por isso o gato preto é constantemente associado às bruxas) e algumas pessoas acreditavam que os gatos eram os espíritos dos mortos.

 Hanako-San



Hanako-San vive em banheiros muito antes da Murta que geme! Os japoneses dizem que para chamá-la é preciso bater três vezes na porta da terceira cabine de um banheiro e perguntar "Você está aí, Hanako-San?". Ela pode aparecer e ir embora ou te levar com ela descarga abaixo

Nuckelavee



Você acha que fadas são criaturas fofinhas? De acordo com uma lenda escocesa, o Nuckelavee é uma fada horripilante que é uma mistura de cavalo e cavaleiro, ambos unidos num mesmo corpo sem pele! Seu único desejo? Sair matando!

Ok, por hoje é só, espero ter ensinado algo mais sobre o Halloween, além de "doces ou travessuras" e "fantasias".

Xauu (*Isa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário